-
Arquitetos: David Baker Architects
- Ano: 2016
-
Fotografias:Bruce Damonte
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, CertainTeed, James Hardie, Milgard, NanaWall
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este novo centro comunitário para terceira idade, que também funciona como lar, é o resultado de um sonho de longa data de ativistas e advogados que trabalham para criar um espaço amigável para os idosos locais envelhecerem com saúde, dignidade e em comunidade. O Centro está localizado no coração do bairro de Bayview e é o ponto de entrada para uma ampla gama de serviços para idosos.
Este edifício vibrante é a realização de um sonho de várias décadas perseguido pelo falecido Dr. George W. Davis - ativista da comunidade e chefe da Bayview Senior Services - para construir casas e um centro comunitário que ajudaria as pessoas idosas a envelhecerem em um lugar confortável. Dedicados ao póstumo Dr. Davis, casas e centro comunitário - permanentemente disponíveis - completam um quarteto de novos edifícios que ativam um local em desuso e estabelecem um bairro diversificado ao longo do corredor da Third Street.
O edifício recebeu mais de 4000 solicitações para as 120 novas moradias, destacando a necessidade crítica de casas para idosos a preços razoáveis. Vinte e três casas são reservadas para idosos sem-teto, enquanto duas unidades oferecem moradias de apoio de transição para os idosos que deixam a prisão.
O piso térreo da ala leste é dedicado a serviços residenciais e espaços compartilhados. Os moradores desfrutam de uma sala comum com lareira e cozinha para eventos, academia e salão de beleza. Uma equipe dedicada fornece uma ampla gama de serviços sociais no local e gerenciamento social. Cada apartamento residencial possui salões informais e uma lavanderia. No segundo e quarto andar, os decks compartilhados têm vista para o pátio ensolarado.
O Centro, com 1300 metros quadrados, é o local ideal para que os idosos da comunidade de Bayview Hunters Point se conectem e acessem serviços críticos que vão desde gerenciamento de dinheiro até acompanhamento médico.
Ocupando o térreo da ala oeste do edifício, o novo e movimentado Centro serve como área social e ponto de encontro, um verdadeiro centro comunitário onde os idosos podem relaxar, encontrar amigos e vizinhos, jogar sinuca e dominó ou tomar um café. A cozinha comercial serve mais de 500 almoços diários. As salas de aula são programadas com demonstrações de culinária, aulas de exercícios e bem-estar, artes e ofícios e outras atividades estimulantes. Noites de jogos, torneios de sinuca, comemorações mensais de aniversário e uma popular série de jazz à noite mantêm a energia durante toda a semana.
Com base nos desejos e no senso de identidade da comunidade local, o edifício incorpora uma ampla gama de elementos de projeto inspirados na África. A forma orgânica natural curvada da torre central, bem como a paleta de tons de terra e fachadas texturizadas, são inspiradas nas estruturas tradicionais das aldeias. Os têxteis africanos relatam cores e padrões de destaque brilhantes. A pavimentação externa e a vegetação refletem os padrões fractais africanos, e os interiores apresentam uma coleção de esculturas africanas doadas.
Projetado com os princípios de resiliência social e gestão ambiental, o projeto empregou uma ampla gama de estratégias complementares para obter a certificação LEED Platinum para residências.